Cursos de Verão 2013
Escola de Bandas
Calendário de Eventos
Descobre as nossas Parcerias
Torna-te Fã no Facebook
Contactos

T. 21 466 33 59
E-Mail Crescendo

Dias Úteis:
10h-13h; 15h-21h
Sábado: 9h-14h

Siga-nos em:

Facebook

Saxofone

Nas escolas Crescendo proporcionamos um ensino versátil do saxofone, para alunos a partir dos 8-9 anos de idade, abordando diversos géneros musicais, adequando o ensino desde aos alunos que têm mais tempo e dedicação (por ventura aspirando a ser profissionais), até àqueles que o pretendem fazer apenas por hobby.

O Saxofone é um instrumento de sopro, fabricado em metal, possui 26 orifícios accionados por 23 chaves (instrumentos mais actuais) com sapatilhas de couro ou outro material similar. O formato é praticamente idêntico a todos, sendo de forma similar a um cachimbo ou ainda recto. Os mais usados são os saxofones soprano, alto, tenor e barítono, existindo, contudo, outros.

A história do saxofone remete-nos para um período temporal de cerca de 150 anos. Apesar de parecer muito tempo, a verdade é que o saxofone é um dos instrumentos mais recentes do espectro musical. Foi inventado por Adolphe Sax, daí a origem do seu nome. Sax era um músico talentoso e um exímio fabricante de instrumentos musicais.

Sax, de origem judaica, cresceu num meio ligado às artes em geral e à música em particular; o seu pai era um conceituado fabricante de instrumentos musicais e aos 6 anos de idade o próprio Sax era já um entendido na matéria.

Inteligente e extraordinário músico, Sax apercebeu-se da disparidade tímbrica entre os instrumentos de corda e os de sopro e, entre estes, entre os de madeira e de metal. As cordas eram "abafadas" pelos instrumentos de sopro e as madeiras eram "abafadas" pelos metais. Sax lembrou-se de criar um instrumento que fizesse "a ponte" entre estas 3 famílias de instrumentos, surgindo assim um instrumento com o "corpo" de um instrumento de metal e o bocal/boquilha de um instrumento de madeira; e assim nasceu o saxofone.

Apesar de ser de metal, o saxofone pertence à família das madeiras. Isso ocorre porque ele combina na sua construção a palheta simples, com a boquilha como o clarinete, e o corpo cónico do oboé, com o interessante mecanismo de chaves da flauta moderna, introduzido por Baehm, em 1847.

O saxofone foi patenteado em 20 de Março de 1846 e desde então tornou-se um instrumento habitual em todos os géneros musicais e em diversíssimos tipos de agrupamentos musicais, devido à sua versatilidade e beleza tímbrica.

Professores da Disciplina

Artur Freitas

Horários

Segunda 15h-21h
Terça --
Quarta --
Quinta --
Sexta --
Sábado --