Calendário de Eventos

Calendário de Testes
Descobre as nossas Parcerias
Torna-te Fã no Facebook
Contactos

T. 21 457 38 49
E-Mail Crescendo

Dias Úteis:
10h-13h; 15h-21h
Sábado: 9h-14h

Siga-nos em:

Facebook

Clarinete

O Clarinete é um instrumento musical de sopro, da família das madeiras, constituído por uma boquilha de uma só palheta (palheta simples), o barrilete, usado para a afinação, o corpo superior e inferior, constituídos por chaves de metal (nos dias de hoje, o sistema de chaves mais frequente é o Boehm, nome que tem como base o inventor Theobald Boehm, sistema que foi adaptado por Hyacinthe Klosé e Auguste Buffet para o clarinete) e orifícios e a campânula.

O clarinete descende do chalumeau (charamela), um instumento muito popular na Europa durante a Idade Média. Foi Johann Christoph Denne, charamelista alemão, que, em 1690, no período barroco, começou por acrescentar, à sua charamela, uma chave para o polegar da mão esquerda, para tocar numa abertura e, assim, possibilitar mais sons e, deste modo, surgiu o clarinete contemporâneo que foi introduzido nas orquestras em 1750.

Os tipos de clarinetes mais usados são o Clarinete Soprano, Clarinete Requinta, Clarinete baixo e Clarinete em Lá.

Este é um instrumento com muitas possibilidades harmónicas, grande controlo de dinâmicas e grandes extensões de notas. Devido à grande expressividade do clarinete, este tornou-se um grande prestígio em diversos tipos de música, tais como a clássica, o jazz ou o klezmer.

Professores da Disciplina

Inês Vieira

Horários

Segunda --
Terça --
Quarta 15H00 às 21H
Quinta --
Sexta --
Sábado --