Calendário de Eventos

Calendário de Testes
Descobre as nossas Parcerias
Torna-te Fã no Facebook
Contactos

T. 21 457 38 49
E-Mail Crescendo

Dias Úteis:
10h-13h; 15h-21h
Sábado: 9h-14h

Siga-nos em:

Facebook

Formação Musical

Objectivos

A disciplina de F.M. inicia a introdução à linguagem com que se escrevem e lêem os ritmos e os sons, proporcionando a quem a estuda uma progressiva autonomia neste domínio.

Não é apenas o grafismo dos caracteres que compõem a notação musical que se aprende a conhecer mas, tudo o que rodeia esta disciplina, como sejam, harmonia musical, entendimento de estruturas musicais, a estética musical seriada por épocas, etc.

No âmbito do aproveitamento destes objectivos, incluem-se aspectos do desenvolvimento psicológico e sensorial, cuja mais-valia resultante não se fica apenas pela F.M., tendo também uma expressão multidisciplinar que, seguidamente, destacamos:

  • A motricidade que se desenvolve por via dos exercícios rítmicos, mono ou polirítmicos, obrigando estes à coordenação dos membros;
  • A memorização geral que é estimulada através da memorização de trechos melódicos provenientes do repertório clássico e do repertório popular português e estrangeiro;
  • A disciplina e a concentração, posturas indispensáveis à consecução dos itens anteriores.

Duração e conteúdos

O curso de F.M. está seriado em nove níveis: um nível preparatório mais oito.

O nível Preparatório, tal como o nome indica, trata-se de um nível de preparação onde a linguagem musical básica é tratada. Os restantes níveis (do 1 ao 8) sucedem-se com a designação de graus.

Quanto a conteúdos, existe uma equiparação programática com o Conservatório, podendo os alunos que assim o entenderem, realizar o exame de F.M. como alunos externos na referida instituição. Os graus de exame externo no Conservatório são o 5º e o 8º.

Horários

Segunda --
Terça 2ºG - 19h - 20h
Quarta 1ºG - 19h - 20h
Quinta Preparatório - 19h - 20h
Sexta --
Sábado --